4 de abr. de 2011

Usina Nuclear afetada por terremoto no Japão

Usina nuclear Fukushima nº. 1, Tokyo Eletric Power Co.

A companhia japonesa Tepco, Tokyo Eletric Power, informou que liberou vapor radioativo para reduzir a pressão excessiva no reator nuclear devido ao violento terremoto que abalou o sistema resfriamento da central nuclear.
Segundo a companhia, a radioatividade na sala de controle do reator nuclear de Fukushima 1, atingiu um nível mil vezes superior que o normal, após problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.
Antes da liberação do vapor radioativo, autoridades japonesas decretaram a evacuação de toda a população a uma zona de isolamento de 10 km em torno de Fukushima 1, cerca de 45 mil pessoas que vivem na região foram deslocadas.
A imprensa japonesa também informou que uma segunda usina nuclear, situada na prefeitura de Fukushima, apresentou problemas de refrigeração devido ao terremoto de 8.9 de magnitude na escala Richter no Nordeste do Japão.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, admitiu o risco de vazamento de material radioativo, até agora não houve nenhum tipo de vazamento nuclear, mas as usinas já iniciaram trabalhos para impedir que ocorra vazamento de material radioativo em grandes proporções.


Fonte: Portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário