5 de abr. de 2011

Téc Radiologicas Aplicadas Nos Estudos Das Instabilidades Femoropatelares

Estas técnicas apresentadas pelo autor têm como objetivo mostrar os estudos radiológicos que podem ser utilizados nas instabilidades femoropatelares, associando exames radiológicas convencionais à tomografia computadorizada. Estudando outros fatores associados contribuintes ou não às instabilidades femoropatelares como: Estudo do eixo do membro inferior, inclinação da patela, displasia troclear e as mensurações da TA-GT e da báscula da patela através de cortes tomográficos.

INTRODUÇÃO

A articulação femoropatelar é de fundamental importância para o aparelho extensor, pois recebe uma força de metade do peso do corpo durante a marcha normal em terreno plano, e uma força sete vezes maior que o peso do corpo ao agachar ou correr.

A presença de dor femoropatelar pode o correr como queixa relacionada ao esporte em torno de 10% a 33%. Em relação às queixas no joelho de um modo geral corresponde a 20% a 40%.

Também conhecida como: síndrome da dor retropatelar, dor anterior do joelho, artralgia femoropatelar, condromalácia patelar e outras.

Há algum tempo existia uma certa dificuldade por parte dos estudiosos de joelho que era como classificar as doenças femoropatelares. Da mesma forma as técnicas radiológicas existentes e aplicadas na obtenção das imagens para estudos dessa articulação ficavam a desejar. Com o desenvolvimento tecnológico e a formação de profissionais da radiologia cada vez mais capacitados junto a outras experiências adquiridas deixando os cirurgiões de joelho amparados e, que, finalmente pudesse firmar com segurança as diferentes condutas terapêuticas, podendo portanto ser mais bem classificadas e tratadas.

O primeiro estudo morfológico da tróclea com radiografias foi realizado em 1964 por Brattstron e cols utilizando incidências axiais da patela com isso pôde-se medir o ângulo troclear e a altura de suas vertentes. As medidas da TA-GT em radiografias foi realizadas em 1978 por Goutallier e Cols. Os primeiros estudos da TA-GT através de imagens tomográficas só aconteceram em 1979 por Judet e Massare.

A análise na radiografia em perfil para identificar insuficiência da tróclea e na posição rotuliana foi realizada em 1985 por Maldague e Malghem. Nessa análise a técnica radiológica teve um papel muito importante, tanto no posicionamento quanto na qualidade da imagem e nessa análise foi introduzida a noção da saliência e da profundidade da tróclea

Dejour em 1987 após analisar varias radiografias em perfil de joelho descreveu e classificou as displasias trocleares em tipo I, II e III.

Estudo radiológico convencional

Incidências:

- AP. Panorâmico dos MMII posição ortostática com apoio bipodálico;

- PERFIL Absoluto dos joelhos com apoio monopadálico e flexão de 30º;

- AXIAL de Patela bilateral.

TÉCNICA:

Nas incidências AP. (anteroposterior) panorâmico dos MMII o profissional das técnicas radiológicas deve fazer uma breve avaliação das condições morfológicas do paciente com a finalidade de posicionar e escolher o filme ideal para o exame, em seguida colocar o paciente em posição ortostática junto ao buck mural sobre um anteparo ou escada, em posição anatômica com apoio bipodálico Fig.1. O raio deve ser direcionado para o pólo inferior da patela e para o centro do filme, a uma distância F.F. de + ou – 1.10 cm.

Nesta incidência Fig.2, avalia-se eixos dos MMII, como: Valgismo ou varismo, espaço articular, presença de processos degenerativos e uma impressão inicial sobre a altura da patela e também é útil para visibilizar eventuais centro de ossificação acessória.

INCIDÊNCIA LATERAL (perfil absoluto dos joelhos).

Paciente em posição ortostática lateral junto ao buck mural sobre um anteparo fazendo apoio monopadálico com flexão do joelho aproximadamente de 30º . Fig.3, raio central deve incidir no pólo inferior da patela e para o centro do filme 18X24 a uma distância F.F. de + ou – 1.10cm. Esta incidência é útil para determinar falência ligamentar e altura da patela, que é mensurado pelo método de Insall e Salvati Fig.4, onde se mede o comprimento do ligamento patelar sobre a maior medida diagonal da patela, cujos valores normais variam de 0.8 a 1.2, saindo desse padrão, encontra-se uma patela baixa ou alta. ou pelo método de Deschamps Fig.4.1 Um outro método que também se pode utilizar é o de Blackburne e Peel Fig.5, que expressa a razão do comprimento articular da patela sobre o valor da distância da superfície articular da tíbia e a superfície articular da patela. Essa relação varia de 0.54 a 1.56. As incidências laterais dos joelhos são úteis também na avaliação da morfologia troclear, cuja linha troclear lateral deve terminar bem próximo à linha troclear medial, sem cruzar a central.

AXIAL DE PATELA

Paciente em DDH (decúbito dorsal horizontal) fazendo flexão do joelho a ser radiografado em aproximadamente 30º Fig. 6, pede-se que o paciente segure o filme apoiado sobre sua coxa e o raio central deve ser projetado para o tendão patelar, observando a sombra da patela projetada rente a linha média do filme 13X18. deverá ser feita uma boa colimação dos raios para que não haja dispersão de raios X, E que possa ser dividido o filme para as duas incidências. As imagens obtidas por estas incidências são excelentes para avaliar a articulação patelotroclear Fig. 7. É útil para traçar o ângulo de congruência articular que varia de -6 a + ou -11º e também o desvio da patela em relação a tróclea Fig.8.


Fig.1 Ap. panorâmico dos MMII posição ortóstática


Fig.2 Radiografia Ap. MMII


Figura 3 Perfil absoluto Posição ortostática


Figura 3.1.Radiografia em perfil absoluto


Figura 4.Índice Insall-Salvati


Figura 4.1.Índice Caton Deschamps


Figura 5.Índice Brackburne Peel


Figura 6. Posição para axial de patela

Figura 7. Medidas do ângulo de congruência articular


Fig.8 Medida da báscula da patela

2 comentários:

  1. Olá Bom dia.
    Meu nome é Vanessa, e estou fazendo um curso técnico de radiologia.
    Achei seu blog muito interessante, só fiquei confusa na parte onde você fala:
    "O primeiro estudo morfológico da tróclea com radiografias foi realizado em 1964 por Brattstron e cols utilizando incidências axiais da patela com isso pôde-se medir o ângulo troclear e a altura de suas vertentes"

    Em nenhuma das literaturas que tive acesso, falava sobre tróclea na região "Femoropatelar"
    Você pode esclarecer isso?
    Aguardo

    Att
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. deverioa ter mostrado as imagens

    ResponderExcluir