2 de abr. de 2011

A Radioatividade Artificial

Produz-se a radioatividade induzida ou artificial quando se bombardeiam certos núcleos atômicos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, se torna instável e se desintegra posteriormente.
A radioatividade artificial foi descoberta pelo casal "Joliot-Curie" (Frederic Joliot e Irene Joliot-Curie), bombardeando núcleos de Boro e Alumínio com partículas alfa. Eles observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor de partículas alfa.
O estudo da radioatividade induzida ou artificial permitiu um maior conhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou seja, a transformação de elementos em elementos diferentes.



Casal Joliot-Curie, Frederic e Irene demonstraram a existência do nêutron e descobriram em 1934 a radioatividade artificial, o que lhes valeu o prêmio Nobel de Química de 1935.


FONTES ARTIFICIAIS DE RADIAÇÃO

Geradores de Radiação:

- Tubo de raios X nos equipamentos de radiodiagnóstico;
- Aceleradores de partículas;
- Irradiadores com radioisótopos;
- Fontes de nêutrons.

Tubo de raios X:

A radiação X é produzida através da colisão dos elétrons incidentes acelerados com os elétrons dos átomos do material alvo de tungstênio (anodo) do tubo num equipamento, os raios X são produzidos através de dois fenômenos físicos conhecidos como:

- Radiação característica;
- Radiação de freamento ou efeito "bremsstrahlung".



Vista interior de um tubo de raios X.



Ilustração demonstrando a aceleração dos elétrons no tubo para a produção dos raios X.


ACELERADORES DE PARTÍCULAS

Aceleradores Lineares

Estes aparelhos utilizam microondas para acelerar elétrons a grandes velocidades em um tubo a vácuo. Numa extremidade do tubo, os elétrons muito velozes chocam-se com um alvo metálico, de alto número atômico. Na colisão com os núcleos dos átomos do alvo, os elétrons são subitamente desacelerados e liberam a energia relativa a esta perda de velocidade. Parte dessa energia é transformada em raios X de freamento, que tem energia variável na faixa de 1 MeV. Os aceleradores lineares também irradiam com feixes de elétrons.



Acelerador linear, fonte artificial de radiação que produz feixes de fótons de raios X e feixes de elétrons.

Um comentário: