14 de abr. de 2011

Produção dos Raios X e a Radioatividade (2ª)

A Produção dos Raios X é explicada do seguinte modo: os elétrons emitidos pelo catodo são fortemente atraídos pelo anodo, e chegam a êste com grande energia cinética. Chocando-se com o anodo, êles perdem a energia cinética, e cedem energia aos elétrons que estão nos átomos do anodo. Êstes elétrons são então acelerados. E acelerados, emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X. Já tínhamos visto, que os raios X são ondas eletromagnéticas de comprimento de onda muito pequeno.

Propriedade dos Raios X:

Sendo ondas eletromagnéticas, os raios X possuem todas as propriedades gerais dessas ondas, que o leitor já conhece para o caso da luz: sofrem reflexão, refração, interferência, difração, polarização. Propagam-se em linha reta, com velocidade igual à da luz. Tornam fluorescentes muitos corpos sobre os quais incidem, como por exemplo, platino cianureto de bário (e por esta propriedade que permitiu sua descoberta). Provocam ação química em certas substâncias. Por exemplo, impressionam chapas fotográficas. Esta propriedade é muito mais intensa nos raios X que na luz, porque, como êles têm menor comprimento de onda, têm maior energia que a luz. Êles impressionam chapas fotográficas mesmo quando elas estão protegidas por superfícies que a luz não atravessa, como por exemplo, caixas de papelão, ou papel preto, etc.. Atravessam grandes espessuras de materiais. A facilidade maior ou menor com que os raios X atravessam as substâncias depende do comprimento de onda dos raios X, da espessura da substância e do seu peso atômico. Os raios X de menor comprimento de onda, da ordem de 0,01A, têm maior facilidade para penetrar nos corpos: são chamados raios X duros. Os de maior comprimento de onda, da ordem de 1A, penetram menos nos corpos: são chamados raios X moles. Atravessam com grande facilidade as substâncias de pequeno peso atômico, como por exemplo, os elementos fundamentais dos corpos orgânicos, carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. As substâncias pesadas são dificilmente atravessadas. Assim, o chumbo é usado frequentemente para barrar os raios X. Ionizam as moléculas dos gases por onde passam, isto é, arrancam elétrons dessas moléculas. Como são ondas eletromagnéticas, e, portanto, não têm carga elétrica, não são desviados por campo elétrico, nem por campo magnético. Os raios X são usados em medicina para radiografias e para cura de certos tumores e certas moléstias de pele.

Produção dos Raios X:

São produzidos pela desaceleração dos elétrons em sua trajetória devido à positividade do núcleo do átomo. Uma parte da energia cinética torna-se energia alta, outra parte, energia baixa, e uma outra, ainda, os fótons, que são, justamente, os raios X.

Eficiência nos Exames de Imagem:

- Para tecidos duros: As radiografias
- Para tecidos moles: As tomografias

Raios Catódicos:

São os raios resultantes dos elétrons em movimento em seus níveis orbitais. São os raios que produzem os raios X.

Velocidade dos Raios X:

- velocidade da luz = 300.000km/seg.

Efeito Compton:

É o fenômeno que ocorre no átomo onde o elétron passa parte de sua energia para outro elétron.

Efeito Pósitron:

Este fenômeno explica a transformação de um elétron em 2 catodos e 1 anodo (2E- e 1E+).

Radiação Corpuscular:

É toda radiação que é gerada a partir do núcleo do átomo; é também denominada radiação nuclear. Ex.: alfa e beta.

Radiação Eletromagnética:

É toda radiação que é gerada a partir de ondas eletromagnéticas, originárias da trajetória dos elétrons. Ex.: gama e raios X.

Radioatividade:

É a geração de radiação a partir dos choques entre os átomos, que ocorrem em sua trajetória.

Elemento Paralisador dos Nêutrons = água.

Tubo de Raios-X:

É um diodo de alta tensão e alto vácuo, composto por catodo, anodo, tubo de vidro (ampola), rotor (tubo giratório) e o cabeçote (carcaça do tubo).

Catodo:

É a fonte de elétrons livres em um tubo de RX, com um filamento que é feito de tungstênio.

2 comentários:

  1. muito obrigado ja esta me ajudando muito quando eu quiser tirar duvida consutarei as suas pasta ate mais

    ResponderExcluir
  2. excelente material...estou estudando através das matérias postados em seu blog....muito obrigada por partilhar informações importantes e essenciais para quem estuda radiologia....Abração....

    ResponderExcluir