12 de jul. de 2010

Histerossalpingografia

O exame contrastado de Raios-X é indicado quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Esses órgãos e estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacos à radiação. A Histerossalpingografia é um exame utilizado para avaliação da anatomia uterina e da permeabilidade tubária, com o objetivo de se investigar, principalmente, a infertilidade primária ou secundária. Para a sua realização é necessária a introdução de contraste iodado no colo uterino, com o objetivo de opacificar o útero e as trompas.
Este exame necessita de preparo prévio.
Caso você tenha tido reação alérgica a contraste iodado, medicamentos a base de iodo ou alimentos como camarão e frutos do mar, favor avisar previamente a um dos médicos da equipe, pois, eventualmente, será necessário o uso de medicação antialérgica antes da realização do exame.
O exame deverá ser realizado entre o 6º e o 12º dias do ciclo menstrual, sendo o primeiro dia considerado o do início da menstruação. Caso seu médico solicite a realização do exame em qualquer outra fase do ciclo, consultar um dos médicos da nossa equipe.
Fazer pausa sexual por 72 horas antes do exame.
Tomar um comprimido de Feldene® ou Buscopan® cerca de 30 minutos antes da hora agendada para seu exame. Caso tenha alguma restrição ao uso dessas medicações, por favor, avise a um dos médicos da equipe para que possamos substituí-lo por outro semelhante.
Se houver suspeita de gravidez o exame não deverá ser realizado.
Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.
Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.
Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

3 comentários:

  1. Ha quatro anos fiz a histero,e agora meu medico me pedio novamente, tem algum problema fazer novamente, alguma consequensia?

    ResponderExcluir
  2. Eu tive que fazer este terrivel exame graças a DEUS que encontrei este profissional que me preparou,explicou e me acalmou, e e dificil encontra pessoas assim obrigada

    ResponderExcluir
  3. quero saber o numero do tel,por favorme ajudem...

    ResponderExcluir